Postagens populares

quarta-feira, 6 de outubro de 2010


A Filosofia e sua vivência.
A FILODOSFIA É DE IMEDIATO ALGO QUE O HOMEM FAZ, ONTEM FEITO.
A FILOSOFIA NECESSITA SER VIVIDA; NECESSARIAMENTE TEMOS DE TER UMA VIVÊNCIA FILOSÓFICA É PRECISO PARA ISTO EXPLORA-LA. É VIVÊNCIA NOSSA PESSOAL. HEGEL “TODO REAL É RACIONAL”. MAS TEM QUE SER AUTENTICAMENTE VIVIDO. SE NOS APROFUNDÁRMOS AO FUNDO DE ALGUM TEMPO VIVEREMOS A FILOSOFIA. TODAS (AS CIÊNCIAS) ESTÃO LIGADAS OU INTERLIGADAS A FILOSOFIA. CONFORME A EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA TEMOS AS DISCIPLINAS FILOSÓFICAS:LÓGICAS, TEORIA DO CONHECIMENTO,ÉTICA,ESTÉTICA, A FILOSOFIA DA RELIGIÃO,PSICOLÓGICA, SOCIOLOGIA, ASTROLOGIA, METAFÍSICA ESTÃO INTERLIGADAS.
FILOSÓFO AQUELE QUE PROCEDE SEMPRE COM SABEDORIA E REFLEXÃO.PENSADOR AQUELE QUE CULTIVA A FILOSOFIA.
É A BUSCA DA REALIDADE DE UM FUNDAMENTO UMA LEI, UM PRINCÍPIO. FORMANDO-SE O HOMEM TEMA INEVITÁVEL DE CONSIDERAÇÃO QUE TENDEM A REUNIR UMA ORDEM DETERMINADA DE CONHECIMENTO. EXISTEM (FIL. SOCIAL, DA HISTÓRIA, DA MATEMÁTICA, GREGA, E A CONTEMPO).
NA BIBLIA SALOMÃO ESCREVEU O LIVRO DE PRÓVERBIOAS.
NO POPULAR PROVÉBIOS REFLETE A FILOSOFIA DE POVO. EXISTEM: FILOSOFIA DA IDENTIDADE, FIL.PERENE,FILOSOFIA PRIMEIRA,ETC...
 ARISTÓLES, DESCARTES, BACOU, EXISTENCIALISTAS.
FILOSOFIA EXISTENCIAL.
FILOSOFARàRACIONAR A CRECA DE ASSUNTOS FILOSÓFICOS: PENSAR MEDITAR,CISMAR, MATUTAR “PASSA O TEMPO ORAR A FIO FITANDO O TETO SEM FAZER , NADA”.FILOSOFANDO.
É O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS RELATIVOS Á FILOSOFIA OU QUE TEM IMPLICAÇÕES COM ELA MANIFESTANDO E MERECENDO A ATENÇAO DEVIDA! É MINISTRADA EM FACULDADES E COM TRATADOS E COMPÊNDIOS FILOSÓFICOS.
FILOSÓFO AQUELE QUE PROCEDE SEMPRE COM SABEDORIA E REFLEXÃO.
FILOSOFIA: DO GREGO PHILOSOPHIA “AMOR A SABEDORIA’’
FILOSOFIA:PENSADOR AQUELE QUE CULTIVA A FILOSOFIA É A BUSCA DA REALIDADE DE UM FUNDAMENTO, UMA LEI UM PRINCIPIO.
TORNANDO-SE O HOMEM TEMA INEVITÁVEL DE CONSIDERAÇÃO, CADA FILÓSOFO EM CADA ÉPOCA TRAZEM SISTEMAS E UMA NOVADEFINIÇÃO FILOSOFICA- CONJUNTO DE ESTUDOS E CONSIDERÇÕES QUE TENDEM A REUNIR UMA ORDEM DETERMINADA DE CONHECIMENTOS...
EXISTEM FILOSOFIA SOCIAL, FILOSOFIA HISTÓRIA, DA MATEMÁTICA, FILOSOFOS GREGOS E CARTESIANA.


A Filosofia das luzes.

No Reino da filosofia sistemática surgiram inevitavelmente várias controvérsias, durante a era das Luzes, pois Filósofos antigos entraram em conflitos com a ciência Newtoniana, que agora dominava o pensamento dos homens.
As explicações clássicas da natureza da existência repousavam na admissão de que a Terra era o centro do Universo; a isto acrescentaram a dogma de que o homem era o ser mais importante da terra de que nele na verdade se centralizava a criação inteira.
A obra de Copérnico revirou essas duas concepções, ele mostrava que a Terra não era o centro do Universo, e da não importância do homem.
René Descartes e Copérnico.
Pesquise e leia quem foram eles...
Não é coisa fácil definir Filosofia. Melhor seria assistirmos a sua evolução vindo a surgir ao lado das religiões e estados da antiguidade, para em seguida, alcançar sua plenitude somente nas cidades Gregas, concentrando-se mais tarde em Atenas concentração essa de tal plenitude que nos legou ao mundo Sócrates, Platão e Aristóteles; os maiores clássicos filósofos da Historia; aos quais se juntaram outros (Descartes, Leibinitz e kart).
Eis aqui os chamados clássicos da Filosofia talvez acrescentassem Hegel, Spinoza este primeiro idealista segundo do Panteísta (vários).
Estudar algo que “brote” do imperceptível ate que tem haver com instituições humanas, corpos físicos e astros, mundo quer de filosofia, leis e religiões de estudos.
 Nós ao assistirmos filosofia; construtores dela; desde que façamos brotar de imperceptível o perceptível segundo o filosofo (Nicco – Italiano) só compreendemos o que fazemos.
É uma reflexão, medicação filosofar sempre nos parece como um esforço de reflexão.
Eis aqui um caráter Universal da filosofia; a reflexão é um sobre o efeito ou que já se fez; para pensar nas condições de sua produção ou objeto da mesma (teoria de Newton e Galileu).
Outro exemplo: Saquiramuri fundador do Budismo foi Uminsigne filosofo do Hindus tão, (causas da dor).
A dor é inerente à vida; elevando-nos a outra vida bem – aventurada de plano  apaziguamento (vida beata).Vida feliz sem dor (Paz plena – Nirvana).
Filosofar é explicar e compreender a existência.
Se as reflexões em que vocês são Filósofos; ou coisa semelhante amantes da sabedoria.
Nós sabemos o que nos agradar saber e não um saber qualquer, mas uns saberes que vai ao fundo, e a raiz da existência não como fazem os físicos e os naturalistas, mas que pretende compreende-la. A explicação é intimamente nossa; é experiência, nossa, só você pode explicar, e assim alcançaremos dentro de nossa medida o absoluto.
E a filosofia é a compreensão do absoluto; compatível com o dado momento absoluto independente de qualquer condição (único).


O Encantamento da filosofia.
A Filosofia encantou, vários filósofos a ponto de incorporarem ás suas vidas.St° Agostinho, Bacou Spencer, Mark, Bacon, Sócrates. Eram encantados pela filosofia, ainda que as vezes lhes causasse aborrecimento. Hoje sabemos mais da Filosofia do que no passado. Ela não soluciona problemas da humanidade, mais aponta –os, investiga-os e mostra os porquês desses problemas.
E formula: Que sei? Que posso saber? O que a humanidade sabe? E isto se dá o nível do senso comum; o nível da ciência, o nível da Filosofia.
É um continuo questionamento.
Aristóteles dizia que para provar que não existe filosofia, precisa-se filosofar. A filosofia por muito ridicularizada. Peças de teatro foram feitas na Grécia criticando a validade do pensamento filosófico. Sócrates foi obrigado a tomar Cicuta ; Anaxágoras foi coagido a fugir de Atenas.
Aristóteles exilou-se de Atenas após a morte de Alexandre, Tertuliano, considerou a filosofia prejudicial a fé cristã. Galileu Galilei processado com Campanella no renascimento. No século XVIII – Jonathan Swift; escrevendo as aventuras de Guliver, a ilha era habitada por cientistas e filósofos preocupados com pesquisas inúteis. No século Augusto entusiasmado pela ciência ventou mostrar que a filosofia tinha menos importância que a ciência.

Clássicos do Pensamentos antigos
Aristócles: Políticas
Meródoto: História das Guerras Pérsicas.
Hamero: Ilíada e a Odisséia
Platão: A Republica.
Plutarco: Vidas, A vida de Licurgo.
Tucidedes: História da Guerra de Beloponeso.
Xenofoute: Helênica, ou historia da Grécia..
Filosofia

Designação: filosofia = Grego amar a sabedoria; estudo do saber,
ciência do saber;
Os Vedas antigos estudiosos estudaram a matéria e anti- matéria.
Anti matéria: Força superior da energia; suprema personalidade de Deus (vedas).
Matéria: A matéria em si não tem poder criador.
Quando a energia viva a manipula as coisas matérias são produzidas.
Portanto a matéria em forma crua é a energia, é natural que pensamos
na Fonte de Energia.
Para os Vedas: O ser vivo supremo – ou verdade aleso luta ( O ser vivo
que é a matéria irreversível é o manancial de todas as energias.
Ninguém pode destruir a partícula ante material (citada acima); em
tempo algum nem no passado , nem no presente; nem no futuro.
É a parte Antimatéria, uma força vital, jamais, nasce ou é criada;
existe eternamente; espírito vivo segundo os vedas ; a personalidade
de Deus
Filosofia e Ciência.
A humanidade caminhou. A filosofia e a ciência cada qual o seu modo foram continuamente registrando preocupações humanas. Estas duas tem finalidades diferentes e objetivos distintos cada qual pprocura refletir a seu modo sobretudo seu campo de atuação. A Filosofia se preocupa com a ciência, investigando seus métodos, seus fins, sua serventia : A ciência pode tornar a vida humana mais agradável ou atormentá-la. Que dizer das guerras nucleares? Químicas e Baquiteriológicas?
A Filosofia quer saber por que a ciência; se distancia ou não resolve determinados problemas de sua época; Ex: câncer, problemas de mente etc... A Filosofia quer saber por que a capa de ser um conhecimento sobre si mesma. A ciência aplicada está destruindo a humanidade.
A Filosofia procura saber as raízes dessa realidade ( não é que se diz à toa que a Filosofia do século XXII esteja preocupada com questões políticas e linguagem.
Ao procurar fundamento de tudo a filosofia se apresenta como reflexão e este é o propósito que iremos perseguir sempre.
Perguntas: Porque a Filosofia e reflexão?
2-Qual o sentido da reflexão?
Redefinição de Filosofia:
Estudo que caracteriza pelo intuito de ampliar incessantemente a compreensão da realidade: no sentido de aprendê-la na sua totalidade.
Que pela busca as realidade capaz de abranger e das outras, o ser, realidade suprema; ou a causa primeira ou fim ultima. Seria matéria espírito e outros.
Responda: o pensamento, porque? Como?
E o conhecimento? Como? Porque?

Há filósofos antigos e atuais cite alguns.
Você é um filosofo? Porque?
O que significa filosofar?
Comente pensamento: “ Querem não filosofar.”

FILOSOFIA
INTRODUÇÃO.
NÃO É COISA FÁCIL DEFINIR FILOSOFIA.MELHOR SERIA ASSISTIR-MOS A SUA EVOLUÇAO, VENDO-A SURGIR AO LADO DAS RELIGIÕES E ESTADOS DA ANTIGUIDADE, PARA EM SEGUIDA, ALCANÇAR SUA PLENITUDE SOMENTE NAS CIDADES GREGAS, CONCENTRANDO-SE MAIS TARDE EM ATENAS; CONCENTRAÇÃO DE PLENITUDE QUE LEGOU AO MUNDO SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES, OS MAIORES FILOSÓFOS DAÍ HISTÓRIA, AOS QUAIS SE JUNTARAM OUTROS 3 NOMES:DESCARTES, LEINBINITZ E KANT. EIS AQUI OS CHAMADOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA. TALVEZ A ACRESCENTÁSSEMOS HEGEL E APINOZA, HEGEL UM PRIMEIRO IDEALISTA ACÉRRIMO(PESTINAZ DEFENSOR)

E O 2° UM PANTEISTA ( VÁRIOS DEUSES).
ESTUDAR ALGO QUE BROTE DO IMPERCEPTÍVEL, É PARA SPENCER; ELE ESTUDOU CAUSALMENTE TUDO QUE TEM HAVER COM INSTITUIÇÕES HUMANAS,CORPOS FÍSICOS ASTROS, MUNDO, QUER DE FILOSOFIA LEIS RELIGIOES. NÓS AO ASSISTIRMOS FILOSOFIA VAMOS TER ILUSÕES DE QUE SOMOS CONSTRUTORES DA FILOSOFIA, DESDE QUE FAÇAMOS BROTAR DO IMPERCEPTIVEL SEGUNDO O FILOSOFO VICO (ITALIANO) SÓ COMPREENDERMOS O QUE FAZEMOS.
É UMA REFLEXÃO DO 2° GRAU: FILOSOFAR SEMPRE NOS APARECER COMO UMA ESPÉCIE DE TAREFA DE 2°GRAU, COMO UM ESFORÇO DE REFLEXÃO, ISTO É, DE MEDITAÇÃO SOBRE O FEITO. EIS AQUI SEU CARÁTER UNIVERSAL DO FILÓSOFO: A REFLEXÃO O VOLVER SOBRE O QUE SEJA FEITO OU JÁ DEZ; PARA PENSAR NAS CONDIÇÕES DE SUA PRODUÇÃO OU OBJETO DA MESMA TEORIA DE NEWTON E GALILEU. OUTRO EXEMPLO : SAQUIAMURI FUNDADOR DO BIDISMO, FOI UM FILOSOFO DO HINDUSTÃO (CAUSAS DA DOR). A DOR É INERENTE A VIDA É A ÚNICA FORMA DE SUPRIMI-LA É SUPRIMIR A VIDA; ELEVANDO-NOS A OUTRA VIDA BEM-AVENTURADA DE PLENO APAZIGUAMENTO (VIDA BEATE) VIDA FELIZ SEM DOR. (PAZ PLENA NIRVANA).

FILOSOFAR É EXPLICAR E COMPREENDER A EXISTÊNCIA.
SE AS REFLEXÕES EM QUE FALAMOS OS  INCITAM A CURIOSIDADE E ENCONTRAM PRAZER NAS MESMAS E QUE VOCÊS SÃO FILOSOFOS : OU TEORIAS E MATÉRIAS SEMELHANTES, AMANTES DA SABEDORIA.
NÓS SABEMOS O QUE NOS AGRADA SABER E NÃO UM SABER QUALQUER, MAS UM SABER QUE VAI AO FUNDO E A RAIZ DA EXISTÊNCIA , COMO FAZEM OS FÍSICOS E OS NATURALISTAS, MAS QUE PRETENDEM COMPREENDÊ-LA. A EXPLICAÇÃO É INTIMAMENTE NOSSA; É EXPERIÊNCIA NOSSA; SÓ VOCÊ PODE SE EXPLICAR; E ASSIM ALCANÇARMOS DENTRO DE NOSSA MEDIDA O ABSOLUTO!
 E A FILOSOFIA É A COMPREENSÃO DO ABSOLUTO, COMPATÍVEL COM UM DADO RELATIVO.
ABSOLUTO (INDEPENDENTE, SEM EXCEÇÕES, PURO, CAUSAL, O QUE EXISTE INDEPENDENTE DE QUAISQUER CONDIÇÕES) ÚNICO.